Como saber se aquela pessoa gosta de si

Frequentemente, as pessoas sentem medo da rejeição quando se trata de atrações individuais. Nesse sentido, muitos querem, pelo menos, ter razões concretas para acreditar que a pessoa de que gostam também pode sentir o mesmo. Em vez de se atirar de cabeça e acabar por se embaraçar, é aconselhável começar por observar alguns sinais que poderão ser úteis. Embora possam parecer confusos, só assim se pode aumentar as chances de saber se o sentimento é recíproco ou não. Aqui estão 9 sinais fundamentais:

1. A pessoa olha a outra olhos nos olhos e não para uma determinada parte do corpo

Existem partes do corpo pelas quais as pessoas tendem a se sentir atraídas. Contudo, olhar continuadamente para um dado atributo físico não quer dizer que a pessoa gosta da outra. Inversamente, alguém que olha a outra pessoa olhos nos olhos e tenta roubar olhares de vez em quando pode estar interessado. Este ponto também reflete a forma como a pessoa olha – é importante não confundir um olhar trivial com alguém que olha prolongadamente e que quase parece estar a fantasiar enquanto o faz.

2. A pessoa está interessada no dia-a-dia da outra

Alguém que está interessado noutra pessoa provavelmente quererá saber como lhe correu o dia. Não se trata de perguntar desinteressadamente como foi o dia, mas tentar obter detalhes sobre os eventos do quotidiano. Quando a pessoa fala, a outra ouve com total interesse e atenção.

3. A pessoa quer estar perto da outra tanto quanto possível

Este ponto refere-se a alguém que gosta de passar tempo com outra pessoa, seja a ver um pôr-do-sol, a passear pelo parque ou ir ao cinema. Há uma abordagem química que tenta explicar a razão por trás do desejo de se querer passar tanto tempo juntos. Funciona como um impulso e muitos não têm sequer ter noção desta necessidade. Mesmo quando o tempo não é passado fisicamente, essa pessoa quererá conversar através das redes socais ou mensagens de texto.

4. A pessoa memoriza o que a outra diz

Quando alguém está apaixonado por outra pessoa, tende a recordar tudo o que a outra lhe diz. Às vezes trata-se de dados pouco relevantes ou até mesmo circunstanciais, mas quando se gosta tudo parece ser importante.

5. A pessoa acha a outra engraçada/divertida

Quando alguém considera outra pessoa consistentemente engraçada, a probabilidade de essa pessoa estar interessada é relativamente alta. Não é coincidência que a pessoa em questão ria sempre mesmo quando as restantes permanecem em silêncio.

6. A pessoa sorri mais do que o normal

Quando alguém sorri mais do que é costume na presença de outra pessoa, provavelmente poderá estar interessada. A explicação para tal comportamento é o facto de não conseguir esconder a emoção de felicidade que sente por estar com a outra pessoa. Ela pode não estar ciente de que o faz, mas outras pessoas irão notar o gesto. Tal como a necessidade de partilhar muito tempo com a pessoa que se gosta, também o sorriso constante é uma resposta impulsiva.

7. A pessoa valoriza a opinião da outra

Quando uma pessoa está sempre à procura da opinião de outra sobre assuntos com os quais não está à vontade, ela está à procura da aprovação da outra. Aliás, ela inquirirá sobre qualquer assunto apenas para ter uma razão para falar com a pessoa de que gosta.

8. Sinais corporais

A linguagem corporal é uma boa forma de perceber se alguém gosta de outra pessoa. Alguns sinais importantes incluem a procura constante de contacto físico (toques casuais, cotoveladas, carícias, etc.), corar frequentemente e alguma inquietação.

9. A pessoa trata a outra de modo diferente

Toda a gente tem um grupo de amigos e a interação que se estabelece entre os seus elementos é única. A partir do momento em que a amizade vira amor é fácil entender quando se está a ser alvo de tratamento diferenciado – nesse caso, é possível que a pessoa responsável por esse tratamento distinto esteja interessada.

Avaliação: